quarta-feira, 1 de junho de 2016

Do meu lixo cuido eu! - Enfeitando a composteira

 Bora dar um tapa no visu da composteira feita com baldes de margarina???

 A ideia de utilizar baldes para a compostagem domestica é realmente muito boa pois é barato e a maioria das pessoas podem fazer mas os baldes são bem feinhos então a pessoa aqui resolveu dar uma enfeitada na coisa, eu já tinha vontade de enfeitar e vi alguém no facebook que colou adesivo só que quando fui ver ficaria muito caro (e a ideia é baratear os custos) e como eu tinha em casa essa chita linda aqui paradinha...
 Peguei meus baldes feios e sem graça, colei um pano de chita bem florido e agora tenho uma composteira feita com baldes de margarina enfeitada e alegre.

                        

 Usei cola de silicone para colar o tecido na composteira e impermeabilizei com verniz para artesanato. O que deu mais trabalho foi cortar o tecido pois o resto foi molezinha.
 Depois foi só esperar o tempo da compostagem...

O primeiro balde da torre eu uso para guardar as folhas secas e aparas de grama.
Essa foto é antiga (outubro/2015) muita coisa mudou de lá para cá... ao lado da composteira estavam as minhas sementeiras, hoje elas estão mais para frente e a composteira já passou pela área de serviço e agora está na garagem.

Dica: Coloque a composteira em um local de fácil acesso (para não ter desculpa de preguiça), abrigada da chuva e da luz solar direta!!!

terça-feira, 31 de maio de 2016

Do meu lixo cuido eu! - Minha composteira feita com baldes de margarina

 Todos temos que ter em mente que  o caminhão de coleta de lixo não é uma maquina que faz com que nossos saquinhos desapareçam como num passe de magica, o seu saquinho "inocente" vai parar em aterros e lixões e se não recebe nenhum tratamento especial esse lixinho nosso de cada dia polui e degrada o meio ambiente.
 Somos responsáveis por nossas escolhas e atitudes! A equação é simples:

Compre menos = Produza menos lixo

 A atitude de ter em casa uma composteira ajuda a reduzir a quantidade desse lixo, pois ela transforma lixo orgânico (com a ação de micro-organismos e em alguns casos com o uso de minhocas) em adubo e biofertilizante (chorume do bem).
 Quando a compostagem é feita de modo correto ela não exala cheiro e nem atrai insetos ou roedores.
 Imaginem como seria incrível aprender a fazer compostagem na escola, ainda na infância (no ensino fundamental)? Crianças além de serem muito espertas são como formiguinhas, levariam para casa essa ideia e a compostagem seria algo comum quando fossem adultas mas isso é uma utopia da minha mente sonhadora, quem sabe um dia... 

 Foi pensando em fazer a minha parte que lá em abril de 2013 eu pesquisei e fiz uma composteira com baldes de margarina.
 Enfim, cortei, furei, montei meus baldes, juntei o material seco, me animei em ser a mudança que procuro no mundo.
 Nessa mesma época eu trabalhava em um hotel e ganhava todos os dias muita borra de café e cascas de ovos, o que era ótimo para composteira e me incentivava ainda mais.
 Fui tentando e errando, havia muita umidade, muito mofo e um cheiro azedo, nada da coisa ir para frente, continuei, persisti, mas mal sabia eu que o pior ainda estava por vir...
 Eis que de uma hora para outra minha compostagem foi invadida por larvas enormes, gordinhas e suculentas, a coisa estava feia.
 Pesquisei em muitos sites o que poderia fazer para resolver o problema mas não encontrei nenhuma informação sobre as larvas no processo de compostagem, eu não fazia ideia do que eu estava criando (pois a essa altura era mais uma criação de filhotes de algum inseto desconhecido do que uma compostagem) e, depois de muito tentar e pesquisar eu desisti! Sim, desisti. Fiquei frustrada.
 Joguei fora tudo que estava na composteira e muito triste guardei os meus baldes.
 O tempo passou...
 Um belo dia, já em outubro de 2015, em um dos muitos grupos que faço parte sobre hortas e afins alguém postou a foto de uma composteira feita de baldes de margarina e enfeitada (do mesmo jeito que eu queria fazer com a minha), fiquei com vontade de retomar o projeto mas eu ainda tinha dúvidas sobre as tais larvas na composteira, logo em seguida uma alma abençoada postou uma foto de algumas larvas que estavam em sua composteira, reconheci de cara, lá estavam as mesmas larvas que moraram na minha compostagem, muitas pessoas responderam afirmando serem as larvas da mosca saldado. 
 Agora eu sabia o nome dos moradores da minha composteira!
 Só faltava saber o que eles faziam ali, foi em uma pequena pesquisa que descobri que elas fazem parte do processo, ajudam na decomposição do material orgânico e que não são prejudiciais.

 Dica: Se tiver larvas em excesso significa que o material está muito úmido, para corrigir basta colocar mais material seco.

 Oba! É hora de recomeçar!!!
 Desde então tenho minha composteira feita com baldes de margarina sempre cheia e trabalhando, produzindo adubo de primeira e muito biofertilizante, tudo utilizado na minha pequena horta.
 Pode acreditar, o processo é mais simples do que parece.

 Fiz os furos nos baldes com ferro de solda.


Furos nas laterais do balde para oxigenação
Composteira feita com baldes de margarina





















Sobras de alimentos picados
Os alimentos devem ser cobertos com material seco

E a vida é mesmo fascinante, depois que aprendi sobre a mosca soldado foi que eu comecei a enxergar a danadinha por aqui.
Mosca soldado na minha composteira

 Sobre o pap para fazer a composteira, o Google e You tube estão cheios de pessoas do bem (e que sabem explicar melhor do que eu) ensinando de varias maneiras. Joga lá: composteira feita com baldes de margarina.

 As composteiras podem ser feitas diretamente no chão ou em recipientes que podem ser comprados prontos ou fabricados em casa, para cada caso uma técnica diferente mas muito parecidas.

 Seguem alguns links de sites que explicam como fazer a compostagem residencial:

 Vou postando aqui no blog minha experiência e dicas de como fazer a compostagem de resíduos residenciais.
Até breve!

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Musse muito fácil: Só leva Fruta, Iogurte e Gelatina!!!

Essa receita é para qualquer um fazer facinho facinho!!!

Ingredientes:
  • Umafruta bem madura, no meu caso usei manga, mas pode ser outra fruta e você também pode usar polpa de fruta comprada pronta.
Ex.: morango, maracujá, goiaba, cupuaçu, graviola, mamão, açaí...
  • 2 copos de iogurte natural (integral, desnatado, semi desnatado ou até o feito em casa)
  • 1/2 pacote de gelatina incolor

Modo de preparo:
Bata a fruta no liquidificador até formar um purê (não adicione água), se for usar frutas com sementes lembre-se de coar.
Adicione o iogurte e a gelatina incolor devidamente hidratada (veja como hidratar na embalagem) e bata mais um pouco até que esteja tudo bem misturado.
Eu não sou muito fã de doce, então por mim não colocaria açúcar, mas minha mãe e minha irmã disseram que estavam sentindo o azedinho do iogurte e por elas, rs, adicionei duas colheres de açúcar. Então, dependendo da doçura da fruta e do seu paladar, você vai adicionando o açúcar e experimentando para ver se está do seu gosto.
Depois é só distribuir em pontinhos individuais ou em um maior e levar para a geladeira até endurecer.

Viu como é fácil???
Também é muito gostoso e nutritivo!!!
Só vai fruta, iogurte natural e gelatina.

Eu sou um pouco natureba e como tinha feito uma granola caseira aproveitei e coloquei sobre a musse na hora de servir. Acabou virando meu lanche da manhã.